Elaborar um plano de marketing é sempre uma tarefa complicada. Só você sabe como é difícil conseguir mais pacientes, mas realizar um bom marketing do seu trabalho pode alavancar a sua carreira e te tornar referência dentro do mercado odontológico.
Um bom marketing odontológico tem enfoque em dois pilares: A atração e a fidelização de clientes. Mas antes, vamos entender melhor sobre o que é marketing e quais são os seus objetivos.
Sumário
O que é um plano de marketing?
O plano de marketing nada mais é do que uma estratégia para alcançar as suas metas no seu trabalho, assim como o planejamento financeiro, por exemplo.
É um passo a passo para a clínica odontológica possa alcançar o resultado almejado por você. Logo, para iniciar a sua estratégia de marketing, você precisará estabelecer um objetivo inicial, e por conseguinte, concentrar seus esforços para atingi-lo.
Definir o objetivo
Para algumas pessoas, em principal aquelas que oferecem serviços na área da saúde, pode ser complicado enxergar o seu consultório ou clínica como um comércio rentável.
Na maior parte das vezes, essa é a grande questão que te separa do marketing e da possibilidade de alcançar seus objetivos de forma mais rápida e eficaz.
Por isso, no processo de planejamento do seu marketing odontológico, é essencial que você sempre se pergunte o porquê de todas as suas ações. Exemplificando, em todas as vezes que você definir determinada meta – como o número de pacientes que você deseja ter – é necessário que você questione a razão de ter especificado isso.
São essas respostas que irão definir o andamento do seu projeto exclusivo de marketing odontológico.
Além disso, é imprescindível que você avalie o cenário da sua empresa, identificando assim seus pontos frágeis para que busque melhorá-los futuramente, mas falaremos disso adiante.
Aumente seu marketshare
O Marketshare é a parcela que consome os seus serviços na região que você trabalha. Exemplo: uma cidade de 10 mil habitantes, 2 mil pessoas vão ao dentista e dessas 250 pessoas vão ao seu consultório ou clínica odontológica, ou seja, no mercado o seu Market share é de 2,5% do mercado).
Fidelizando seus pacientes
Antes de aumentar o seu marketshare é importante que você pense em como irá mantê-lo.
Não é efetivo focar em apenas aumentar o marketshare, pois de nada valerá aumentar o número de pacientes se eles não se tornarem consumidores fiéis do seu serviço. Desta forma, busque enumerar a fidelização dos seus pacientes. Exemplo: a cada 20 novos pacientes 3 se tornam fiéis.
Melhorar o reconhecimento e a imagem do consultório ou da clínica
Tratando-se de marketing empresarial, esse objetivo é um dos mais comuns.
A imagem de uma empresa é um fator essencial no aumento e fidelização de pacientes, pois ela é a porta de entrada para novos clientes que estão pesquisando serviços locais.
Além disso, a repercussão de uma boa imagem pode acarretar resultados positivos para o seu negócio, visto que sua empresa será recomendada cada vez mais para outras pessoas.
Melhorando a experiência dos seus pacientes – seja com algum diferencial durante a consulta, investindo na estrutura da sua clínica ou consultório, ou até mesmo prestando atendimento pós consulta – você garante melhorias na imagem no seu estabelecimento e por consequência, aumenta o seu lucro e aproveitamento.
Uma forma simples e direta de identificar como está a imagem da sua empresa no momento, é fazer questionários de satisfação com os seus clientes, por exemplo.
Assim, você encontrará com facilidade os pontos fracos e achará os melhores caminhos para realizar sua melhoria de imagem.
Pesquisas
Procurar pesquisar sobre fatores que afetam o desempenho da sua empresa o é algo essencial. É por meio delas que você será capaz de identificar a sua concorrência, o seu cliente ideal e as avaliações de mercado. Dentre as diversas pesquisas, é recomendado que você faça pelo menos a de persona e a do público-alvo.
Público-alvo
O público-alvo, como você deve imaginar, é aquele público que você deseja atingir. Pense nas características gerais do seu grupo de pacientes, como grau de escolaridade, objetivos, interesses, faixa etária etc. É necessário ter o seu público-alvo estabelecido para que você possa focar exatamente naquilo que almeja alcançar, ao invés de realizar algo generalizado.
Persona
Persona se diferencia de público-alvo por ser algo mais específico. Algo como as características do seu paciente ideal. Como por exemplo, um paciente que espera até o último momento, quando já está com dor, para procurar por um dentista.
Ir à ação
Busque focar em todos os momentos em que o marketing será aplicado. Por exemplo, no que será feito antes, durante e depois da realização das suas consultas odontológicas e de como a sua estratégia irá influenciar as suas decisões e resultados.
É muito importante que o responsável pelo planejamento acompanhe o processo e analise os resultados, apenas assim você poderá perceber se o seu planejamento está sendo eficiente ou não.
Considerações finais
Existe a possibilidade de focar os objetivos do planejamento tanto na imagem do dentista administrador ou da marca da clínica, ambas podem render excelentes resultados, depende exclusivamente do que você almeja alcançar. Mas, independentemente disso, perceba a importância de realizar um plano de marketing para dentistas, como ele, você tem mais uma ferramenta em mãos para conquistar aquilo que deseja. Com ele, você compreende melhor o mercado odontológico e o seu cliente, podendo realizar um trabalho mais exato e inteligente.
Enfim, fazer marketing para dentistas não é algo fácil. Requer muita atenção, conhecimento e as ferramentas certas para agir adequadamente e atingir resultados. Por isso, lembre-se de que contratar uma empresa especialista em marketing para dentistas é fundamental para alcançar seus objetivos.
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